sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Marcelo Minuzzi - Futebol de Botão, Uma Paixão Nacional


Este livro é uma obra valiosa e ímpar sobre o amado jogo. O autor aborda nela a história do botão com seus diferentes tipos de botões e regras, cronologia, a história de sua liga, o intercâmbio de ligas e o resumo da regra Toque-Toque, criada por Fred Mello em 1945. Possui também uma tabela com as 15 regras mais praticadas no Brasil e todas as suas características.
Tem dicas para a fabricação de botões e cuidados especiais que deve-se ter com os mesmos. Possui crônicas e causos curiosos do botão e ainda um desabafo do autor, propondo o resgate do jogo de maneira lúdica onde as pessoas se divertiam e não competiam entre os diferentes tipos de regras existentes.

A olimpíada de 2016 será no Rio de Janeiro-RJ. Quem sabe os botonistas de diferentes regras não se unem em prol do jogo e assim poderemos ter ele presente lá? Quem sonha, atinge os objetivos e um homem pode fazer a diferença.

Sabemos que a geração de hoje não pratica muito e mal conhece o jogo, mas mesmo com o grande avanço tecnológico dos jogos eletrônicos, o futebol de botão é o verdadeiro futebol em miniatura e é uma paixão nacional há decadas, passando de geração a geração.

16 comentários:

  1. OS CAPITÚLOS DO LIVRO SÃO ESSES:
    A HISTÓRIA DO BOTÃO
    -CUIDADOS ESPECIAIS COM OS BOTÕES
    -TIPOS DE BOTÕES E REGRAS
    -CRONOLOGIA
    -A FEDERAÇÃO IPANEMA DE BOTÃO-F.I.B
    -O RETORNO DOS JOGOS NA F.I.B
    -DICAS PARA FABRICAÇÃO DE BOTÕES
    -SITES E BLOGS IMPORTANTES
    -A REGRA TOQUE-TOQUE
    -O DESABAFO
    -CAUSOS CURIOSOS DO BOTÃO
    -A AVENTURA EM SP
    -INTERCÂMBIO DE LIGAS E DEPOIMENTOS

    ResponderExcluir
  2. Cara! Belo lançamento para mostrar pros mais jovens que existe vida, diversão e competitividade além de seu monitor e seu controle. Não precisa ser digital para ser bom. Tenho 30 Anos e minha diversão ainda é o bom e velho Botonismo. Espero que comprem e ajudem a manter a história deste esporte bem viva por várias gerações futuras. Abraço Marcelo e vamos em frente. Lui Pacheco

    ResponderExcluir
  3. É ISSO AI MARCELO,VAMOS INCENTIVAR TODOS AQUELES QUE JOGAM OU JOGARAM BOTÃO ALGUMA VEZ NA VIDA,E ENSINAR MUITOS À PRATICAR ESTE ESPORTE QUE É SAUDÁVEL E MUITO DIVERTIDO,EXISTEM PESSOAS QUE FAZEM DESTE ESPORTE UMA SAIDA PARA LIVRAR JOVENS HUMILDES DAS DROGAS E CRIMINALIDADE!!PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA,CONTE COMIGO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, q bom q alguém lembrou de escrever sobre este esporte. Parabéns!
    Neka

    ResponderExcluir
  5. Grande Marcelo! Ainda não fui visitar a F.I.B., né?!
    Parabéns pelo livro, que seja o primeiro de muitos, e que não só os saudosistas, mas que as novas gerações da era digital possam usufruir do botonismo como esporte que une várias pessoas em torno de uma diversão sadia.

    Todo sucesso, cara!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo!!!

    Gostei mesmo!!!

    Parabéns cara!!!Você fez lembrar do futebol de botão...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa, o esporte estava mesmo precisando, um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Nota dez! Quero adquirir um livro, ou melhor, dois, para presentear um amigo... É possível???
    Nos idos dos anos 70 e 80 eu jogava muito, com amigos e tínhamos as nossas regras próprias... Hoje, jogo sozinho e até faço campeonatos...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. sim!entre em contato pelo meu orkut ou email:marcelofuteboldemesa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mal é esse fala o que quer e depois bloqueia, para não ouvir!! Fraco.

      Excluir
  10. O futebol de botão-Os benefícios que o esporte em geral proporciona ao indivíduo é um fato que não se pode negar. E com o Futebol de botão não poderia ser diferente. Essa atividade, além de lúdica e familiar, é grande geradora de amigos, pois agrega valores em ambiente saudável de socialização e de interação interpessoal, baseados na prática dos direitos e deveres, civis e morais.Os amantes do jogo de botão encontram nele um derivativo emocionante do futebol.É como se seus praticantes tivessem toda a atração de um campo de futebol em tamanho miniatura dentro de sua própria casa e tendo eles como técnico da equipe.A emoção,expectativa e vibração do jogo de botão é a mesma do futebol de campo.Por isso ele encontra adeptos fervorosos entre as crianças e também entre os adultos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Marcelo,

    Jogo futebol de botão no Liberdade Futebol de Mesa de Belo Horizonte/MG. Utilizamos a regra de 3 toques (carioca). Gostaria de parabenizar-lhe pelo livro. Como posso adquirir exemplares ?

    Obrigado

    Daniel Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!Deposite R$24,00 em minha conta corrente e me avise por email! E forneça o seu endereço que te envio pelo correio:Marcelo Minuzzi -Banco Bradesco.Ag:0268-2 Conta:0563822-4

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcelo! Quero um exemplar deste livro. Como faço para adquirir?

    ResponderExcluir
  14. OLÁ!!DESCULPE A DEMORA!!DEPOSITE 24,00 EM MINHA CONTA E ME AVISE POR EMAIL E PASSE SEUS DADOS POR EMAIL.Marcelo Minuzzi -Banco Bradesco.Ag:0268-2 Conta:0563822-4
    marcelofuteboldemesa@gmail.com

    ResponderExcluir